DO POMAR À MESA
Do Algarve para o prato dos consumidores de todo o mundo, 365 dias por ano.
Do Algarve para a mesa dos consumidores de todo o mundo, 365 anos por ano. É graças ao elevado número de variedades de citrinos e às condições naturais de produção que é possível ter estes frutos presentes na nossa mesa ao longo de todo o ano. Dependendo da localização, os nossos citrinos poderão chegar ao prato 24 horas depois de serem colhidos.
A diferença está no sabor
De casca fina, colorida e brilhante, muito sumo e muita doçura os Citrinos do Algarve são frutos únicos, símbolo de excelência e qualidade, rosto de um território. São frutos polpa tenra, sumarenta e recheada de aromas.
NÃO JULGUE O FRUTO PELA CASCA
Os pomares algarvios têm, em média, menos de 10 hectares de dimensão. Aliada aos ventos mediterrânicos frequentes na região, esta característica faz com que os nossos citrinos não tenham a casca “perfeita” e reluzente, tantas vezes e, erradamente, valorizada pelo consumidor. As normas estéticas nada têm a ver com o sabor e, por isso, não deve julgue o fruto pela casca, nem pelos seus defeitos epidérmicos. A perfeição está mesmo no interior.
LARANJA
O nome científico da Laranja é citrus sinensis. As laranjas mais comuns têm sabor doce e agradável mas há variedades com travo amargo e ácido, que são usadas na indústria para fazer compotas ou óleos essenciais. O teor mínimo de sumo de uma laranja varia entre 30% a 35%. É uma das produções mais importantes da região algarvia e beneficia dos solos férteis e clima temperado, ideal para a produção de laranjas.
CLEMENTINA
De forma arredondada e ligeiramente achatada, a clementina tem um sabor doce com leve travo de acidez. A cor varia entre o laranja e o laranja vivo, consoante a variedade e o teor mínimo de sumo é de cerca de 40%. O seu nome científico é citrus clementina (latim).
TANGERINA
Fruto cheio de sabor, cor atrativa, fácil de descascar e sem sementes, a tangerina tem conquistado cada vez mais consumidores. O seu sabor é doce, com leve travo de acidez e tem uma forma arredondada, ligeiramente achatada. O teor mínimo de sumo da citrus tangerina é de 33%.
LIMÃO
Quem não prescinde de limão na cozinha? O seu sabor ácido torna-o versátil e fiel aliado na hora de confecionar refeições ou sumos. O nome científico é citrus limon e a sua cor varia entre o verde e o amarelo. Dependendo da variedade, contém entre 20% a 25% de teor mínimo de sumo.